Tipos de conhecimento

Você já se questionou alguma vez sobre como o conhecimento é construído e quais são os tipos de conhecimento existentes? Mesmo para quem já conhece, é importante refletir sobre a importância do conhecimento, entender os tipos e compreender como cada um deles é construído.

São 4 os tipos de conhecimento:

Popular ou senso comum: é aquele construído no dia a dia, em nosso cotidiano. O conhecimento popular é resultado das experiências vivenciadas e independe de estudos ou de métodos. É um conhecimento transmitido de pessoa para pessoa que se consolida tornando-se parte de antigas tradições;

Filosófico: ao contrário das áreas específicas das ciências, a Filosofia é muito abrangente e preocupa-se com as inúmeras questões da realidade humana, seguindo à procura de respostas mais profundas que nos fazem refletir, mesmo amparados pela razão. Com base nisso, o conhecimento filosófico quer entender: (i) por que a ciência existe?; e (ii) a quem atendem os achados e as descobertas obtidos através dos métodos científicos? Em síntese, esse tipo de saber se sustenta com base nas perguntas e na constante interrogação sobre os fatos do mundo;

Teológico: pretende encontrar a verdade não pelo caminho da investigação, mas pela revelação. Ou seja, trata-se de um saber baseado na fé, mesmo partindo de reflexões racionais e sistemáticas. Os dados referendados por esse tipo de conhecimento não são descobertos pelo senso comum nem pela Filosofia ou pela ciência, mas, sobretudo, pela experiência da crença;

Científico: é relativamente recente na história do mundo ocidental. Esse saber tem pouco mais de 400 anos e foi consolidado entre os séculos XVI e XVII, com Galileu Galilei (1564-1642). O conhecimento científico utiliza-se de métodos para alcançar a verdade dos fatos (objetos) e resulta de pesquisas sistemáticas e metódicas sobre a realidade. Este é, inclusive, o objeto de nosso trabalho.

Fourez (1995) destaca que este tipo de conhecimento surge com o entendimento das limitações dos conhecimentos popular, filosófico e teológico com a necessidade do homem em compreender o mundo de maneira mais aprofundada com precisão para a troca de informações, levando à elaboração de sistemas mais estruturados de organização do conhecimento e dando origem à ciência.

O conhecimento científico é, portanto, um saber construído a partir do princípio das análises dos fatos cientificamente comprovados através de análises da realidade, saber este baseado em observações e experimentações que servem para atestar a veracidade ou falsidade de uma determinada teoria, e, assim, produzir ciência por meio de métodos. Os métodos, por sua vez, são o conjunto de passos a serem seguidos com o objetivo de encontrar a verdade ou refutar uma possível verdade diante de um objeto de estudo.

Quem produz o conhecimento científico é o/a pesquisador/a, sobretudo em níveis de mestrado e doutorado, assim como as instituições de ensino e de pesquisas científicas.

Referências

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e a ética das ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unesp, 1995.

Texto elaborado por: Profa. Dra. Josenita Luiz da Silva.

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