Este texto tem o objetivo de esclarecer a diferença entre metodologia científica e normas da ABNT para trabalhos científicos. As normas da ABNT são extremamente importantes na construção de sua produção acadêmico-científica, mas não podem ser confundidas com a metodologia científica.
Uma das maiores dificuldades de meus/minhas orientandos/as na construção de seus projetos de pesquisa está centrada, justamente, na falta de compreensão sobre o que é a metodologia científica, sendo recorrente a fala, por vezes angustiada, de que não aprenderam na faculdade o que deveriam ter aprendido sobre a temática. Acerca disso, eu compreendo perfeitamente a situação e declaro que os/as estudantes não devem se sentir culpados, já que há uma enorme falha nos currículos da maioria dos cursos universitários nesse sentido. Neles, os conteúdos de metodologia científica oferecidos são resumidos apenas ao básico, e, para quem deseja seguir carreira acadêmica, essa questão se torna uma grande lacuna.
Por isso, explicamos, abaixo, o que vem a ser a metodologia científica e qual a diferença desta em comparação às normas da ABNT.
Metodologia científica
Significa o estudo dos métodos, dos caminhos e, instrumentos usados para se fazer pesquisa científica. Como afirmam Minayo e Deslandes (1992, p. 16), é “[…] o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade”, ocupando “[…] um lugar central no interior das teorias” (Minayo; Deslandes, 1992, p. 16).
Seu trabalho científico (projeto, TCC, artigo, dissertação, tese etc.) precisa apresentar a descrição formal dos métodos, técnicas e procedimentos que serão utilizados na pesquisa. O plano de pesquisa deve é composto pelas seguintes questões: Como? Com o quê? Onde? Quando? Quanto? Além disso, o/a pesquisador/a precisa definir o caminho que trilhará no decurso da pesquisa, demonstrando, com clareza, os elementos da metodologia da pesquisa. Esses elementos compreendem a classificação, a abordagem, o tipo e os procedimentos da pesquisa.
Normas da ABNT
É como você deve estruturar o seu trabalho acadêmico a partir da divisão dos elementos – pré-textuais, textuais e pós-textuais. Para essa atividade, existem profissionais qualificados que podem te auxiliar, a exemplo dos profissionais de Letras e dos bibliotecários, que, por sua vez, se dedicam a compreender essas normas e a adequar seu texto às exigências da ABNT.
Ainda assim, é recomendável que você busque compreender pelo menos o básico das normas da ABNT, a exemplo da formatação das margens, das citações direta e indireta e das referências, além de, claro, não confundir mais essas normas com a metodologia científica.
Referências
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.