Apresento outra informação importante a ser especificada nos procedimentos metodológicos, que são:
Os INSTRUMENTOS DE COLETA DOS DADOS que serão utilizados, a exemplo de: QUESTIONÁRIOS, DOCUMENTOS, FORMULÁRIOS e, ENTREVISTAS (os mais utilizados), porém, existem uma variedade de técnicas que podem ser usadas, sobretudo na pesquisa de campo. E, por fim, como se dará a coleta de dados nessa etapa, o pesquisador informa o período da coleta de informações, a possível colaboração de entrevistadores, o tratamento e a interpretação/análise dos dados de pesquisa.
Dependendo do tipo e do método adotado, se qualitativa ou quantitativamente, a forma de análise poderá ser muito diversa; contudo, precisa que esteja claro para o pesquisador que essa informação seja exposta no projeto, ou seja, como essa etapa será desenvolvida, como explica Richardson (1999, p.66) “no caso de análise quantitativa, especificar o tratamento dos dados: tabelas, gráficos e testes estatísticos. No caso de análise qualitativa, especificar as técnicas utilizadas: tipo de análise (documentário, de conteúdo ou histórico).”
No entanto, é importante salientar que o tipo de análise dos dados coletados segue na direção dos objetivos da pesquisa e, sobretudo, em responder ao problema que norteia o estudo.
Qualificação do projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado: o que você precisa saber
A qualificação do projeto é o momento em que sua pesquisa será validada por uma banca composta por especialistas de sua área de atuação. Na